FIES

Fies

O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Juros do Financiamento – Considerando o novo FIES
Nos contratos atuais a taxa de juros é fixa. Ou seja, o aluno sabe quanto pagará até o final do contrato.

No modelo atual, na proposta chamada “juros zero” o governo cobrará juros ligados à taxa de inflação atual da época. Em outras palavras isso passa a ser uma aposta: em momentos em a taxa de inflação estiver baixa, o aluno pagará uma taxa de juros baixa, porém, se a taxa estiver alta o mesmo acontece para a taxa do aluno.

Nos outros modelos o governo ainda não definiu a porcentagem de juros a ser estabelecida.

Carência – Considerando o novo FIES
Hoje o FIES oferece um tempo, após o aluno se formar na graduação, para poder iniciar o pagamento do financiamento. Este tempo é igual a até 18 meses.

No modelo atual não há esta carência (tempo). Após a formatura, no mês seguinte, as parcelas já começam a ser cobradas. Haverá duas maneiras de cobrança, Que são:

1) No momento da assinatura do contrato do FIES, o aluno já saberá o valor das parcelas a serem cobradas no final do curso. Portanto o valor a ser pago pós formatura já estará claro.
2) Para àqueles que estiverem trabalhando após a formatura, poderá ser debitado um valor de 10% do salário (automaticamente) para pagamento do financiamento.

Quem define qual das duas maneiras serão aplicadas não será o aluno. A escolhida será a que representar o maior valor.

Forma de reajuste da Mensalidade praticada pelo ITPAC PALMAS
O índice de reajuste definido para o FIES foi o IPCA. Esse indicador foi disponibilizado pelo MEC.

Mais informações:
http://sisfiesportal.mec.gov.br/
http://fies.mec.gov.br/index.php#